quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aprovação no mestrado Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Fui aprovada no mestrado da UFSC - Engenharia e Gestão do Conhecimento.


A área de concentração que escolhi é Engenharia do Conhecimento, que  tem por objetivo a formação de pesquisadores e profissionais responsáveis pela codificação de conhecimento organizacional, em nível tecnológico (engenharias, ciência da computação, sistemas de informação) .
A área de engenharia do conhecimento teve sua criação no âmbito da Engenharia de Produção, que tinha por objetivo a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial à melhoria de produtividade por meio de processos produtivos mais eficientes e eficazes. 


"

A missão deste novo Programa é a de unir os desenvolvimentos científicos e tecnológicos da Engenharia e da Gestão do Conhecimento, seus instrumentos de mensuração e análise, e suas técnicas de ciência aplicada para o desenvolvimento da sociedade. Essa missão será alcançada por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária de qualidade. Mais especificamente, o foco será no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento e na implementação de métodos e técnicas para a promoção da criação, da codificação, do gerenciamento e da disseminação do conhecimento entre a universidade e os diversos segmentos da sociedade, independentemente da localização geográfica ou temporal dos agentes desse processo.
De fato, há uma forte evidência de que a UFSC, no contexto das universidades brasileiras, reúne as melhores condições para a implantação de um Programa de Pós-Graduação, em nível de mestrado e de doutorado dessa natureza, conforme pode ser comprovado pelas ações de ensino e pesquisa já realizadas na instituição nessa direção e, sobretudo, pelo número significativo de professores visitantes que, em curta ou longa estada, participaram em atividades acadêmicas de defesas de teses, workshops, seminários e realização de cursos com esse objetivo."

Nenhum comentário: