terça-feira, 3 de maio de 2011

Discussão sobre Cognição Situada


COGNIÇÃO SITUADA
Discussion Paper
Viviane Schneider - Mestrado
Introdução
As teorias da Cognição Situada em oposição a ortodoxa psicologia cognitivista do século XX transfere o foco do aprendizado individual para o aprendizado ocorrido na relação com o meio. Deslizando entre as teorias cognitivistas e princípios sócio interacionistas, a cognição situada surge para apresentar um olhar que coloca a aprendizagem e formação do conhecimento como atividades dinâmicas, que estão em constante reavaliações para possibilitar ao indivíduo uma vivência adaptativa.
Neste paper buscou-se discorrer sobre o conceito de cognição situada através de um breve histórico de seu surgimento, suas principais abordagens e contribuições para as ciências da cognição. Para tanto utilizou-se os autores Soloman (?[i]), Vygotsky (1991), Grison (2004), Vanzin (2005) e Iacono (2005).
Desenvolvimento
Pioneiro em pesquisas de cognição humana como fenômeno de interação social, L. S. Vygotsky salientou as raízes sociais da linguagem e do pensamento. De acordo com o Materialismo Histórico de K. Marx, as alterações históricas da sociedade e de seu meio material geram mudanças na natureza humana. Ao discorrer sobre a estrutura da ação comportamental Vygotsky (1991) trouxe o termo “mediação” para explicar comportamentos onde o indivíduo muda ativamente o contexto externo que o estimula, e que recursivamente gera nele um processo de resposta ao mesmo.
Com o intuito de discorrer sobre o processo cognitivo humano como algo além dos fenômenos psicológicos, surge em meados de 1987-88 o termo cognição situada, apresentado pela pesquisadora e antropóloga Jean Lave e Suchman. Nestes estudos as perspectivas de aprendizado são deslocadas da psicologia tradicional, que tinha o foco cognitivo mecânico e individual, para a abordagem da psicologia soviética, onde há a ênfase da aprendizagem através do conhecimento que emerge do contexto social (IACONO, 2005). Assim esta teoria teria sido nutrida por raízes das ciências sociais, cognitivas e antropológicas, sobretudo contrapondo a psicologia ortodoxa.
Desta teoria surgem as noções de formação de conhecimento e aprendizagem proveniente da interação do indivíduo com o ambiente, em um processo multi influenciador, onde o meio é fator expressivo nas ações e nos conhecimentos humanos. Para que seja possível compreender o que o termo cognição situada abrange, faz-se necessário a descrição de seu conceito, conforme se observa abaixo:
· É um processo de aquisição de conhecimento e habilidades, que está em constante modificação no indivíduo, ao colocar este em uma estreita relação com a geografia de seu contexto social, ecológico e cultural (SOLOMAN; VANZIN, 2005; IACONO, 2005).
· É um “sistema cognitivo sócio-cultural onde o conhecimento é criado pela ação e para ação. A idéia central é que os processos cognitivos são determinados pelo ambiente e pela ação do indivíduo ali inserido” (VANZIN 2005, p 43).
· Conjunto de processos interligados de tomada de decisão, resolução de problemas, planejamento de ações e metas a serem alcançados, padrões internos de atitudes comportamentais geradas a partir de modelos mentais nascidos de experiências sócios ambientais (GRISON, 2004).
· Processo que explora o significado epistemológico das rotas instanciadas do indivíduo, específicas para realização cognitiva, com vistas a gerar uma ação frente a um determinado contexto. A aprendizagem, memória, planejamento, ação e significado lingüístico são incorporados ao meio para se transformarem em ferramentas de ação, onde possam ser utilizados nos arranjos sociais em que o indivíduo está inserido (SOLOMAN).
              Evidentemente toda cognição situada ocorre pelo mecanismo de interação com a ação situada. Seguindo a linha antropológica de raciocínio, sugerida por Soloman, Vygotsky (1991), Grison (2004), Vanzin (2005) e Iacono (2005), o desenvolvimento das ações se relaciona com o ambiente físico e social, ou seja, a ação deve ser referenciada por valores do ambiente, em uma um determinado tempo, tendo em vista o contexto histórico e cultura ao qual o individuo está inserido. Assim a ação é situada, pois surge da relação de conjunturas específicas de conhecimentos práticos, adaptáveis individuais e dinâmicos, modificados no momento em que são utilizados ou recordados.
Neste contexto, a aprendizagem vista sob a ótica da teoria da cognição situada possui características evidentemente mais relacionadas com ambiente. A partir de estudos de um contexto organizacional, Vanzin (2005) faz um comparativo entre as aprendizagens tratadas pela ciência cognitiva tradicional e ciência cognitiva situada, conforme a tabela 1.

Tabela 1: Comparação entre aprendizagem situada e tradicional
Fonte: Retirado na íntegra de Vanzin (2005, p 33).
A partir da tabela 1, é possível vislumbrar alguns benefícios na utilização da teoria da cognição situada, aplicada em um contexto organizacional de aprendizagem. Pode se observar algumas vantagens da aprendizagem situada onde é possível a elaboração de formas de aprendizado flexíveis, e possivelmente mais efetivas por promoverem uma abrangência maior dos mecanismos sensores do agente humano.
Assim a execução da Cognição Situada tende a representar novos recursos de integração, como por exemplo, as comunidades de prática, facilitação de aquisição de conhecimentos nas escolas, bem com em recintos profissionais, ao possibilitar novas concepções de modelos de colaboração que poderão ser facilitados pelas inovações tecnológicas (IACONO, 2005).
Nesta perspectiva a Cognição Situada poderá indicar um caminho para elaboração de soluções de aprendizagem com um efetivo aumento da qualidade de aquisição do conhecimento, ao permitir uma experiência mais abrangente e significativa, por ser incorporada física e emocionalmente pelo indivíduo.
Conclusão
Diversos estudiosos da Cognição Situada concordam que há forte dependência da cognição com os sistemas sociais, seus contextos históricos e culturais na formação de conhecimento e habilidade humana. Para estes pesquisadores as atividades e pensamentos humanos estão em constante adaptação com o meio, ou seja, são contextualmente situados. Para a cognição situada, humanos percebem e conhecem de acordo como concebem suas atividades, e o meio geográfico em que estão inseridos. A Cognição Situada abrange ainda processos de tomada de decisão, aprendizados e escolhas de comportamentos.
Documentação
IACONO, S. P. A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior / Sociarai Peruzo Iacono; orientadora Ana Regina de Aguiar Dutra. – Florianópolis, 2005. 129f. Dissertação – (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GRISON, B. Des Sciences Sociales à l´Anthropologie Cognitive. Les généalogies de la Cognition Située. @ctivités, 1 (2), 26-34, 2004. http://www.activites.org/v1n2/grison.pdf
VANZIN, Tarcisio. TEHCo - modelo de ambientes hipermídia com tratamento de erros, apoiando na teoria da cognicão situada. Florianópolis, 2005. 188 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, 2005.


[i] Retirado do texto fornecido na Web 2.0 da UFSC.

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